
O
Projeto Rumo é um seminário de orientação profissional para jovens.
Inspira-se no objetivo do Rotary de estimular e fomentar o ideal de servir pelo reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e também pela frase: em cada rotariano um exemplo para a juventude.
O projeto aproveita-se do quadro social do clube, que é formado por um corte transversal da sociedade, e no qual existe um profissional de cada ocupação atuante na comunidade. Desse modo, os palestrantes geralmente são rotarianos.
Aos Rotarys que não tenham todas profissões representadas no seu quadro social permitem-se procurar as profissões necessários nos Rotarys da vizinhança.
Também é válida, excepcionalmente, a participação de não-rotarianos como palestrantes no Projeto Rumo.
Além de uma prestação de serviço, o Projeto Rumo deve ser encarado com mais uma oportunidade de atingir se o objetivo do Rotary, dando, a cada sócio, a oportunidade de servir através da sua profissão. É por isso que a organização do projeto é realizada pela Comissão de Serviços Profissionais.
A ESCOLHA DA PROFISSÃO
Normalmente, é no final do primeiro grau e durante o segundo que você, jovem estudante, se vê diante de dúvidas quanto ao caminho profissional a seguir.
Muitas vezes, os valores e comportamentos sociais aliados às desinformações pessoais contribuem para que a sua escolha seja baseada numa realidade distorcida.
São assim que surgem as opções decorrentes de preconceitos, modismos, romantismos e ingenuidade. Tais opções redundam em grandes insatisfações e frustrações futuras.
Dessa forma, para prevenir ou corrigir definições profissionais inadequadas é preciso muita reflexão, sempre calcada em sólidas informações.
Assim, antes de tomar qualquer decisão, primeiramente avalie seus interesses, inclinações hábitos e possibilidades individuais.
Comece analisando sua vida escolar para determinar suas preferências pessoais pois, nossas experiências de vida, (pequenos trabalhos, "hobbies", etc.) e a maneira como passamos nossa vida escolar (nossos êxitos e fracassos) são importantes indicadores de nossas capacidades. Possuir habilidade para a profissão facilita, imensamente, o desempenho profissional.
Em segundo lugar, informe-se sobre o mundo das profissões. Pesquise sobre as oportunidades escolares e profissionais que estão abertas a sua escolha, procure saber o que faz o profissional, onde e como trabalha, como se prepara para exercer a profissão, como estão as ofertas de emprego.
A partir dessas análises, sua decisão ficará mais objetiva.
O Rotary Club Diadema, com a intenção de contribuir para aumentar o seu conhecimento sobre as profissões, elaborou um livreto com informações sobre algumas as carreiras existentes. Baixe o livreto e assuma o protagonismo da sua vida profissional!