XXXII FEIRA DE IDEIAS

21/12/2018

Por: Gildo Melo e Fabiana Araujo

Seguindo uma tradição, que já dura dezesseis anos, no dia 30 de novembro de 2018, a SODIPROM Camp Diadema realizou a edição número 32 da sua FEIRA DE IDEIAS.

A feira faz parte integrante do Programa de Formação Básica para o Mundo do Trabalho e é, talvez, um dos seus instrumentos mais práticos para transmitir aos jovens adolescentes como funcionava a administração das empresas na hora de fazer lançamentos de produtos e serviços para o mercado consumidor.

Cada sala recebe a missão de desenvolver dois produtos ou serviços e realiza todos os passos, desde o mais inicial até o mais elaborado para apresentar para os visitantes da feira o fruto do seu trabalho. Os jovens entendem na prática como funciona o trabalho em time e, no final, todos desfrutam dos resultados obtidos.

Este ano não foi diferente. As turmas se esmeraram para apresentar novas ideias que, quem sabe, amanhã estarão sendo consumidas por nós mesmo, no nosso dia a dia.

Nesta edição tivemos três tipos de premiação: Voto do júri de Convidados; Voto Popular e Voto no melhor trabalho de planejamento (TCC).

Abaixo segue uma descrição de cada produto ou serviço e, a seguir informaremos qual foi o vencedor.

PRAÇA VIVA - TURMA A

O trabalho proposto pelo grupo teve como objetivo incentivar a cultura, segurança, saúde e educação na praça da Moça. Dar crédito e visibilidade aos veículos de comunicação e cidadania para assim contemplarmos os munícipes com oficinas direcionadas a promoção humana, acoplados aos valores éticos e sociais que venham fortificar o reavivamento da praça da Moça.

O intuito do projeto tem como objetivo o reavivamento de locais públicos que estão abandonadas pelo governo, como atividades gratuitas oferecidas à população, assim mostrando para o governo a importância do local deixando-o mais dinâmico e harmonioso para os habitantes do município. Diante dos dados levantados na pesquisa, vimos a importância de se dar utilidade aos espaços públicos, criando valores e credibilidade para a cidade.

SODIREFORÇO - TURMA A

No cenário da tecnologia da comunicação levantamos as necessidades de informações rápidas e precisas. O nosso papel foi articular as informações e conteúdos ministrados em sala de aula, e oferecer a disponibilidade de consultas e orientações 24 horas, através de um aplicativo com fácil acesso nas relações de pesquisas, estudos e dúvidas curriculares, de acordo, com os módulos já trabalhados proporcionando novas descobertas e ensinamentos. Atualmente, observa-se que o educando está com grande dificuldade de entendimento das matérias, portanto, a proposta surge com o intuito de auxiliar os alunos para que eles tenham um bom desempenho estudantil, e consequentemente nas tarefas empresárias propostas na empresa conveniada nas quais ele for aprovado.


FAREJANDO AMOR - TURMA B

Desenvolver um aplicativo, com o intuito de auxiliar a adoção de cachorros de rua na região de Diadema. O projeto possibilitará que ONG'S, pet shops, população etc. tenham conhecimento e sensibilização de cada caso, realizando uma corrente de comunicação e avaliação dos meios disponibilizados. Tanto os adotantes, quanto os animais terão suas necessidades respeitadas, com o propósito de garantir uma melhor adaptação e qualidade de vida para ambos. Portanto o projeto tem a finalidade de demonstrar as vantagens de adotar cachorros de rua por meio de aplicativo, e com base nisso trazer algumas informações para orientar na adoção, e assim podemos esperar que dentro de algum tempo o número de cachorros abandonados diminua, e aumentar o número de pessoas com interesse na adoção ao invés da compra de animais.

MAIS VACINA - TURMA B

O projeto visa aumentar o número de pessoas imunizadas na região de Diadema. A ideia elaborada pelo grupo teve como primeiro passo, encontrar uma necessidade que habita na região de Diadema, e com isso à encontramos na área da saúde, já que é um dos assuntos que mais necessita de investimentos. O aplicativo age em prol de proporcionar às pessoas mais conhecimento sobre as vacinas disponibilizadas pelos postos de saúde (UBS), facilitar o acesso a essas vacinas , pois muitas vezes as pessoas não têm facilidade de encontrar postos que possuem determinada vacina em que está a procura, com isso, nosso aplicativo mostrará rotas até o posto mais próximo da casa do cliente, que possua a vacina, pois nem sempre o posto mais próximo será o indicado, em razão de não possuir a vacina necessária, mas ele irá direciona-lo ao posto que possua a vacina necessitada pelo usuário do app.

AGENDAÍ - TURMA C

Um aplicativo com inteligência artificial (plataforma Watson da IBM) que além de agendar compromissos, auxilia na execução dos mesmos. Quando um trabalho escolar é agendado, o software indica sites para pesquisa e uma lista de itens para a elaboração.

EAI, TROCA? - TURMA C

Um aplicativo que intermedia troca de serviços. Um eletricista pode trocar seus serviços com um cabelereiro por exemplo. Os usuários recebem avaliações e podem montar um currículo no aplicativo, podendo ser visualizado tanto por prestadores de serviços de pessoa física quanto jurídica.


INPREDEF - TURMA D

*A Inpredef é uma instituição preparatória para pessoas com deficiência, que visa principalmente a inclusão social no mercado profissional de trabalho. A Inpredef atua em um ambiente totalmente adaptado e com uma equipe de profissionais capacitados e preparados para os qualificar. Dessa forma, a Inpredef age para que a igualdade e inclusão profissional seja praticada.*
A ideia surgiu com uma reflexão feita sobre o porquê da exclusão de pessoas com deficiência do mercado de trabalho, por que julga-las como despreparadas e incapacitadas? Analisando deste ponto, foi realizado uma profunda pesquisa sobre o assunto e sobre instituições que trabalham em prol de preparar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Encontramos pouquíssimas, então, a ideia pôde se concretizar, e se tornar a Inpredef, que qualifica e instrui pessoas com deficiência intelectual leve e física parcial para o mercado de trabalho.
A Inpredef ajuda no desenvolvimento econômico e pessoal de seus alunos, e beneficia aqueles que os contratará como aprendiz, pois terá pessoas capacitadas dentro de suas empresas para sempre realizar um trabalho de qualidade e excelência.

DECLAN - TURMA D

A Declan é um serviço com plataformas digitais, sendo site e aplicativo, com a finalidade de intermediar facilmente a comunicação entre Instituições/ONG's e doadores de materiais tangíveis ou de serviços voluntários.
Nosso serviço oferece recursos que localizam instituições e ONG's interessadas próximas à pessoas que desejam doar ou se voluntariar. Além disso, é possível saber mais detalhadamente sobre o lugar em que deseja ajudar, conhecendo a história da Instituição, endereço, as necessidades, entre outras informações.
Para doar ou ser um voluntário basta escolher o público que deseja ajudar: Crianças/Adolescentes ou Idosos. Todo ato de caridade pode parecer simples, mas em algumas situações é demandado muito tempo de procura e pesquisa. E é por isso que a Declan existe, para tornar um ato de bondade em algo simples e dinâmico.


LIFESENSOR - TURMA E

Assegurar a aplicabilidade de um sensor de movimentos que promova a segurança aos usuários de veículos. O aplicativo apresentado faz parte do segmento de segurança eletrônica pessoal, privada e patrimonial. Um aplicativo conectado a um sensor ligado a um automóvel, evitando o esquecimento de alguém ou um animal de estimação, detectando movimentos transmitindo uma mensagem ou alerta para o aplicativo e enviando registros de movimentos no interior do veículo.

ROTA SEGURA - TURMA E

Evidenciar uma rota em tempo real que assegure um caminho com menor índice de infrações.

O aplicativo funcionará como um GPS melhorado, no qual, o usuário antes de sair de sua base, colocará o destino para onde deseja ir e através de um banco de dados baseado em pesquisa de campo e em dados levantados por sites oficiais, realizará o cálculo da rota mais segura para chegar ao destino, mostrando a porcentagem de chances de ser assaltado durante o percurso.

TERAPZHEIMER - TURMA F

O presente aplicativo tem como objetivo alcançar ao grupo de idosos ou jovens portadores da doença Alzheimer e fazer com que desenvolvam no seu dia a dia, de forma confortável e viável para todos, um jeito de exercitar a mente.

A ideia elaborada pelo grupo 11 - Ímpar da Turma F, é sobre a doença Alzheimer, com isso, desenvolvemos o aplicativo Terapzheimer. O aplicativo fornece uma maneira de minimizar os impactos da doença Alzheimer, e vem com o recurso de estimular a mente dos portadores da doença, ao adicionar as informações do portador no quiz, automaticamente o aplicativo absorve algumas das informações importantes a qual o paciente irá se lembrar. Contendo exercícios físicos e receitas saudáveis que ajuda no desenvolvimento do cérebro, o aplicativo também contará com lembrete de remédios para ajudar a pessoa portadora da doença Alzheimer.

ANJOS DA SOCIEDADE - TURMA F

Desenvolver um aplicativo para realizar a intermediação entre o doador e ONGs que trabalham com moradores de rua na região de Diadema.

Com o intuito de facilitar o processo de doação para moradores de rua entre os doadores e as ONGs distribuidoras, nós tivemos a ideia de criarmos um aplicativo que funcionará da seguinte forma: O doador baixa o nosso aplicativo em seu SmartPhone ou Tablet, e se cadastra, para que assim possamos ter seus dados e entrarmos em contato quando necessário. A seguir ele pode nos enviar detalhes e fotos do que deseja doar, nós avaliaremos e então de acordo com o que nós decidirmos e, a doação estando em ótimas condições, entraremos em contato com o doador com a intenção de buscar as doações e enviamos para uma das ONGs distribuidora conveniada com o nosso aplicativo.

INOVA PORTÁTIL - TURMA G

Um carregador de celular que além de carregar o aparelho pela tomada carrega uma bateria portátil. O carregador tem a função "nobreak" que continua carregando o celular mesmo com a falta de energia elétrica.

AUXILIUM PUER - TURMA G

Uma Instituição sem fins lucrativos que capacita jovens em vulnerabilidade social que saíram de casas de acolhimento institucional após atingir a maioridade.

A seguir os produtos ganhadores, segundo o Júri de Convidados:

1 - LIFESENSOR, TURMA E ;

2 - FAREJANDO AMOR, TURMA B;

3 - TERAPZHEIMER, TURMA F;

Segundo o Júri Popular a Turma vencedora foi:

TURMA B, que apresentou os produtos: FAREJANDO AMOR e AGENDAÍ

Já o melhor trabalho teórico foi executado pela TURMA E

TODOS ESTÃO DE PARABÉNS PELOS SEUS RESULTADOS E PELOS TRABALHOS APRESENTADOS.