Palestras de conscientização Novembro Azul

06/12/2018

Por: Alessandra Melo Rocha


Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Nesse mês realizamos em parceria com a enfermeira padrão Adriana Franchi e os estagiários de enfermagem da Escola Essa com realização de palestras voltadas a saúde e bem estar dos adolescentes com incentivos ao cuidado ao longo dos anos.

Abordamos o tema "Novembro azul só para novinhos" que trata sobre o uso abusivo e precoce do álcool que é uma substância depressora do Sistema Nervoso Central, que atua diretamente sobre as moléculas de gordura com rápida absorção para o estomago e intestino delgado. E os impactos causados na vida, social e psíquica do usuário. Segunda a organização Mundial de Saúde (OMS), droga é qualquer substância introduzida no organismo, interferindo no funcionamento. Além de falar sobre as etapas de consumo desde o relaxamento, a euforia e a instabilidade emocional. Através de depoimentos dos participantes das palestras.

E em depoimento a adolescente Julia Gonçalves de Souza disse "que a oficina realizada foi educativa e reflexiva, mostrando os riscos à saúde que eu não conhecia". Dessa forma apresentamos as palestras para os adolescentes das regiões Centro Oeste, Sul Eldorado e Sul Inamar.