Ciclo de Palestras: Escolhas Profissionais

07/06/2018

Pelo segundo ano consecutivo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo - SCFV, realizou o ciclo de Palestras Escolhas Profissionais - Maio 2018, realizado nas oficinas do Saber e Esporte com o objetivo de auxiliar o adolescente na escolha profissional e a inserção no mundo de trabalho.

Nesse período contamos com a participação de alguns profissionais que falaram sobre suas escolhas profissionais e diversas experiências ao longo de suas vidas.

Contamos com a participação dos seguintes profissionais:

Rafael Silva, formado em Logística através da bolsa do Pro Uni e estudante de Filosofia. Um jovem estudante de 25 anos que está há poucos anos está morando em São Paulo vindo da Bahia para estudar e ingressar no mundo de trabalho, sendo empreendedor na Bahia com duas lojas de produtos de limpeza.

Aline Garcia professora de Espanhol e monitora da formação do Jovem Aprendiz da Sodiprom Camp - Diadema, que realizou uma roda de conversa sobre escolha profissional e apresentou sua trajetória de vida, a pedido dos adolescentes ela conversou em espanhol com eles de maneira bem descontraída.

Vitória Santos estudante do segundo ano de Fisioterapia, ela é bolsista 100% do Projeto Social da Universidade Metodista. Para se manter a adolescente realizou três cursos profissionalizantes na Fundação Florestan Fernandes nas áreas de shiatsu, cuidadora de idosos e terapia natural, na qual ela realiza esses tratamentos a domicilio. Na oficina além de relatar suas escolhas profissionais a adolescente realizou uma oficina de auto massagem, técnicas de respiração e meditação.

Neto Monteiro, músico (baixista) e professor de música que também realizada manutenção de instrumentos, ele narrou a sua trajetória de vida familiar de muitas dificuldades em cuidar da família por ser o filho mais velho, e que atualmente é um músico renomado, fazendo participações em diversos programas de TV e bares noturnos. E que a escolha da música como profissão o proporcionou uma grande realização de vida. No segundo momento realizou um Workshop em parceria com o instrutor de música William Rocha, com apresentação musical.

Representantes da Casa Bete Lobo, a Dra. Marilza Nagasawa, (de roupa laranja) presidente da OAB de Diadema, e Advogada da Casa Bete Lobo, narrou a trajetória de vida e sua escolha profissional há 36 anos e como foi importante a sua escolha, e que até os dias de hoje tem sido reconhecida profissionalmente, além de prestar assessoria esclarecendo as dúvidas sobre pensão alimentícia e outros temas abordados pelos adolescentes.

Psicóloga da Casa Bete Lobo Jessica Oliveira de Paula, (de roupa roxa) narrou sua trajetória na área da psicologia e suas conquistas em palestras apresentadas em alguns países sobre o estudo de casos realizados na Casa Bete Lobo e na Delegacia da Mulher de Diadema, os adolescentes realizaram inúmeras perguntas sobre suas experiências e com grande interesse. 

Tivemos também a participação da Assistente Social da Casa Bete Lobo Sueli Luso, narrou sua trajetória na área do Serviço Social em Prefeituras de São Bernardo do Campo, Diadema e Casa de Detenção Carandiru em São Paulo, com esse depoimento os adolescentes realizaram inúmeras perguntas sobre suas experiências e com grande interesses dos adolescentes.

No Ciclo de palestras teve a participação dos profissionais do SCFV apresentando suas escolhas profissionais e interagindo com os adolescentes, a Orientadora Social Alessandra Rocha falou sobre a formação em Marketing, o desafios da profissão o tempo de estudo e o mercado de trabalho e o instrutor de esporte Leonardo Sabino narrou sobre as diversas experiências profissionais e a formação em Educação Física, o cuidado com o corpo e a mente, profissão na qual existiam alguns adolescentes interessados em seguir carreira. Também comentou sobre a importância do esporte como qualidade de vida e sobre a experiência de ser treinador de uma equipe de volei feminina realizada no bairro Canhema - Diadema.

Bombeiro civil Gilberto Silva, que falou sobre a escolha profissional a formação e atuação na área. O bombeiro realizou oficinas práticas com técnica de salvamento e primeiros socorros, além de explicar sobre os tipos de extintores para cada tipo de chama e como se prevenir de incêndios domésticos e princípio de incendeio, saúde ocupacional, segurança do trabalho e diversos equipamentos utilizados nesses processos.

No encerramento tivemos a participação do Escritor e Consultor PCA -MKT Paulo Aquino, que realizou o encerramento do mês na Recad, em uma atividade unificada com as duas regiões Centro e Sul.

Através de sua experiência de 46 anos de carreira profissional, narrou sua trajetória desde 1970 como Jovem Aprendiz arquivista de escritório, supervisor de vendas, fabricante e vendedor de bijuterias e executivo de vendas e marketing  até se tornar presidente da empresa Bic na Venezuela e atualmente consultor de marketing, além de ser escritor e ter sete livros publicados. Em sua palestra realizou sorteios dos livros e apresentou as 6 dicas de como se tornar um influenciador digital.