Encontro intergeracional com idosos do CCMI-Diadema

13/09/2018

Por: Alessandra Melo Rocha

Os adolescentes do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, visitou o CCMI - Centro de Convivência da Municipal do Idoso que promoveu momentos de lazer e conscientização social.

A atividade faz parte do calendário de programação do mês de aniversário do CCMI, que completa 22 anos em agosto. Durante a visita, os jovens e idosos "trocaram os papéis". Os adolescentes passaram por simulações colocando-se no lugar de uma pessoa idosa, tais como dificuldades para enxergar, ouvir, o tato e a locomoção, e realizaram diversas atividades com objetos que simular catarata através de um óculos especial, como teste os adolescentes jogaram dama e pinq pong, também usaram luvas que bloqueavam a sensibilidade dos dedos das mãos e a dificuldade para usar o controle remoto para jogar vídeo game, colocaram pesos nas pernas e sentiram a dificuldade em andar, subir e descer escadas, colocaram também uma sinta com alças que pressionava os braços dificultando o acesso em levantar objetos, além de colocar fone de ouvidos que dificultavam a audição.

No segundo momento os adolescentes participaram de atividades diversas como roda de conversa e jogos entre os idosos que frequentam o CCMI.

Em depoimento o adolescente do SCFV Rogério Wenderson de Souza, de 17 anos, que sentiu na pele o que é ser idoso disse que "Foi uma atividade diferente. Eu gostei de participar e agora vou passar a me atentar mais a respeito dessas dificuldades com meus avós e outras pessoas idosas", afirmou o adolescente.

Fonte: site prefeitura de diadema