Encerramento do 1° Percurso do SCFV Tema: Sensibilização Política - Vote Consciente

23/11/2018

Por: Alessandra Melo Rocha


No período de 03/09/18 a 05/10/18 os adolescentes do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo realizaram o 1° Percurso com o Tema: Sensibilização Política - Vote Consciente.

Nesse percurso foi possível explorar e impactar o território das regiões atendidas, através da organização das atividades, o tema foi explorado com início, meio e fim, com o objetivo principal de fortalecer o vínculo com a família e a comunidade.

Tivemos a colaboração das voluntárias Mariana Borges (Imagina Coletivo), Tássia Almeida (Movimento Rua) e Fernanda Cabral (Imagina Coletivo) todas com formação em direitos humanos. Contribuíram no desenvolvimento do percurso, através da roda de conversa e desenvolvimento da oficina de imaginação criativa e sociopolítica, baseada nas metas da ONU para o Brasil até 2030, referente ao desenvolvimento social.

Os adolescentes da Região Inamar e Eldorado realizaram o encerramento no anfiteatro do Ceu das Artes e os adolescentes da Região Centro-Oeste na Biblioteca Central de Diadema. O encerramento do 1º Percurso contou com a apresentação do coletivo que pesquisou sobre determinados partidos e seus respectivos candidatos, com apresentação para os pais e responsáveis de modo a dividir as informações adquiridas e a realização de debate entre os que estavam presentes. Sendo uma ação de grande importância do percurso realizado como um ponto de finalização do processo.

No dia 19/10/18 a equipe de Oficineiros, Orientador social e Assistente Social do SCFV da Sodiprom Camp Diadema, apresentaram para a equipe técnica da Prefeitura de Diadema os resultados do percurso na Recad.

Mini percurso

Como ponto de partida a Oficina de Arte e Oficina Digital, conduzidas pelos facilitadores William Lima e Lucas Alves que realizaram com os adolescentes da região Sul Inamar e Eldorado o mini percurso através de pesquisas nos pontos de maior visibilidade do território. Entre os pontos percorridos os adolescentes conheceram o Borboletário do Inamar, Circo Escola, Praça Ceu das Artes, Cras Inamar, Escola Estadual José Fernando Abbud, Cras Eldorado, Cine Eldorado, e o Centro Cultural Eldorado / Biblioteca e além de realizarem a visita técnica puderam entrevistar os responsáveis pelos respectivos lugares a fim de obterem mais informações sobre o funcionamento de cada setor. Esse estudo foi realizado e apresentado pelos adolescentes no dia 14/11/18.

Onde o encerramento do mini percurso contou com a apresentação dos estudos realizados do território e com os próprios entrevistados que foram prestigiar a apresentação dos adolescentes do SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo.