Dia mundial de combate ao trabalho infantil

01/07/2018

O Dia 12 de junho é o dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Essa data tem como objetivo alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo, sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo. Esta data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002. (Fonte: www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-de-combate-ao-trabalho-infantil/).

A Prefeitura de Diadema promoveu no dia 12 de junho de 2018 o Seminário "Estratégias de Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Município de Diadema: Avanços e Desafios", no auditório da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente (RECAD). O evento propôs a reflexão sobre a temática visando a garantia dos direitos da criança e do adolescente". Site: Prefeitura de Diadema. No seminário houve a participação da adolescente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo - SCFV e também representante do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (CEAPETI), Grazielly Souza dos Reis, 17 anos que falou sobre os trabalhos realizados pelo CEAPETI e a importância do protagonismo de cada criança e adolescente, e em sua fala ela destacou a sua trajetória de vida: "Quando eu estava no nordeste, vendia doce na rua e estudava. Quando eu vim para São Paulo, descobri que existia o direito da criança e do adolescente. Eu sofria maus tratos pela minha mãe e não sabia de nada. Achava que apanhar todo dia era uma coisa normal".

No evento estavam presentes a técnica de referência do SCFV da Sodiprom Camp Diadema - Assistente Social Mônica Isidoro, a orientadora Social Alessandra Rocha e o Instrutor de Esporte Leonardo Sabino.