Adolescentes do SCFV participam do Encerramento do Ciclo 2015 / 2018

17/01/2019

Por: Alessandra Melo Rocha e Mônica Isidoro

No dia 20 de dezembro de 2018 a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizou a Cerimônia de encerramento do Ciclo 2015/2018. O evento contou com a presença dos adolescentes que participaram do SCFV desde o ano de 2015, ano no qual a Sodiprom Camp Diadema estabeleceu vinculo de parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Diadema.

Nessa cerimônia estavam presentes: Gerente Geral da Sodiprom Waldir Lixandrão, o presidente do Rotary Club Diadema Wanderley Smelan, o primeiro Orientador Social Adriano Luiz, a Enfermeira Padrão Adriana Franchi, a Coordenadora do Serviço de Convivência Mônica Isidoro, equipe de colaboradores do SCFV, pais, responsáveis, familiares e amigos dos adolescentes, totalizando aproximadamente 200 pessoas.

Na abertura da reunião, os adolescentes apresentaram um número musical interpretando a música Trevo de Ana Vitória.

Como marco do encerramento do ciclo de 2015 a 2018, realizamos a entrega de Declarações de Participação no programa aos adolescentes que completaram 18 anos e que estavam atuantes no projeto nesses três anos consecutivos, uma forma de reconhecimento e incentivo.

Na sequência tivemos a apresentação de vídeos, expondo as atividades e eventos realizados no decorrer do período, discurso de alguns pais, adolescentes, colaboradores, além do gerente geral e também do presidente do Rotary Club. Todos prestaram suas homenagens aos jovens.

Houve também a leitura do depoimento da adolescente Julia Gonçalves: "Como resumir quase três anos em cinco minutos? O que eu quero falar aqui na frente, é que o nome do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos não é à toa, porque eu não só fortaleci meus vínculos mas também criei novos. Ao longo do tempo que passei aqui, coloquei para fora meu verdadeiro eu, porque recebi apoio, porque tive pessoas que acreditaram em mim, que viram além da casca, o potencial que eu tinha por dentro, e me incentivaram a mostrar essa parte de mim. Não só comigo. Mas cada aluno aqui, formou um vínculo capaz de transformar a relação que temos, facilitador-aluno, em uma relação familiar. Sim, chamamos nosso SCFV de família. E graças a essa família que exponho hoje, nesse encerramento de ciclo, a minha mudança. A menina que chegou aqui cabisbaixa, hoje levanta a cabeça e apresenta a todos com muito orgulho e coragem a borboleta que saiu do casulo para se tornar uma adolescente de sucesso, graças a minha família do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo".

Foi um momento emocionante que sem dúvida marcou as vidas de cada adolescente, familiar, responsáveis e de toda a equipe presente nessa cerimônia.

Ao final da reunião os adolescentes, receberam o bolsa auxilio, um benefício da Prefeitura do Município direcionado aos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).