XXIX Feira de Ideias SODIPROM

26/06/2017

A Feira de Ideias da SODIPROM, o evento mais criativo de Diadema, ocorreu no dia 24 de junho, no período entre 9h00 e 14h00. Cerca de 350 pessoas estiveram presentes à mostra, que está na sua XXIX edição e certamente foi uma das mais completas de toda a história da feira.

O evento contou com a presença do presidente, diretores, monitores e funcionários da SODIPROM, presidente e diretores do Rotary Club Diadema, pais, parentes e usuários do programa de formação básica para o mundo do trabalho, além de honrosa presença de ex usuários dos serviços da SODIPROM.

A Feira, realizada nas dependências da entidade, visa a apresentação de produtos "criados ou inovados" pelos usuários da formação básica que são desenvolvidos com a aplicação de todas as técnicas de marketing utilizadas por profissionais da área.

O evento é uma simulação do dia-a-dia da relação consumidor/empresa, ou seja, o futuro "cliente" assiste a um comercial na televisão, preparado pelos usuários, e depois vai para a "loja" onde os "vendedores" expõem as vantagens e diferenciais competitivos dos seus produtos.

As seis turmas participantes apresentaram trabalhos voltados para as áreas de Cuidados Para Idosos, Uso Público, Tratamento de Animais de Estimação (Pets), Produtos de Consumo (para usuários de baixa renda), Produtos para Portadores de Necessidades Especiais e Público Jovem.

Abaixo relacionamos os produtos desenvolvidos, por turma, para este evento:

Turma A - Multicores

Voltado para o mercado de pessoas com necessidades especiais, o Multicores consiste em um painel que contém textos impressos em braile, que é a linguagem especialmente desenvolvida para pessoas com problemas visuais e cada texto está relacionado a uma forma geométrica que representa uma cor. É fornecido juntamente com o painel uma série de peças adesivadas, com os mesmos formatos das cores descritas.

O painel orienta as pessoas que cada forma geométrica representa uma cor e as peças adesivadas são colocadas em peças de roupa. Assim, quando a pessoa encontra aquele formato em uma peça de roupa associa com uma determinada cor, e pode fazer combinações geométricas, equivalentes a combinações de cores, as quais ela não pode ver.

Na mesmo produto também foi incorporado um cubo mágico, no qual, ao invés de apenas cores, também é utilizada a correlação geométrica.

Turma B - Amplisom

Visando o mercado de público jovem, o Amplisom é um aparelho movido a baterias de longa duração, que através de uma conexão bluetooth reproduz, com grande amplificação, músicas de telefones celulares. Dessa forma ele pode ser utilizado em locais onde não haja serviço de eletricidade ativo no momento. Ele ainda pode, ao mesmo tempo servir de carregador de bateria para celulares. Com esse aparelho a música não para.

Turma C - Centro de Atendimento a Serviço do Idoso - CASI

O CASI é um serviço voltado para o público de pessoas idosas, mas que pode ser utilizado também por pessoas que tenham doenças crônicas ou grande risco de sofrer problemas de saúde.

O serviço consiste em uma central de apoio ao usuário que contém um banco de dados relativos ao estado de saúde do assinante. Esses dados são acessados através de um app baixado através da leitura de um código QR que fica localizado em uma pulseira fornecida pelo serviço que o usuário deve portar o tempo todo.

Dessa forma, em caso de necessidade, qualquer pessoa que tenha um telefone celular pode acessar, via o código QR localizado na pulseira do usuário, todos os dados da saúde da pessoa, podendo desse modo atender às suas necessidades imediatas com precisão.

Na votação geral, esse serviço foi considerado o melhor de todos os apresentados, ganhando o prêmio que é concedido ao melhor trabalho exposto. Parabéns à Turma C.

Turma D - Iluminação a Base de Energia Solar - I.B.E.S.

Voltado para o mercado de Uso Público, o I.B.E.S. é um produto que visa a segurança pois, através de um sensor de presença, ele acende uma luz que protege o usuário nas áreas pouco iluminadas, além de possuir baixo o custo de operação pois sua energia é solar.

O produto consiste em um poste de iluminação, alimentado por energia solar e um sensor de presença e pode ser instalado em lugares onde não há rede elétrica disponível e em alguns casos pode substituir, com baixo custo, toda a iluminação pública, pois ele só é acionado quando houver necessidade e sua recarga é feita durante o dia, com a luz solar.

Turma E - Aspiratec

O produto voltado para o consumidor de baixa renda atende duas necessidades. Limpar o chão de pequenas sujidades como farelos e poeira e, ao mesmo tempo divertir às crianças pois é um brinquedo acionado por controle remoto.

O criativo produto tem o formato de um caminhão de limpeza e é totalmente produzido com materiais reciclados e é movido com baterias recarregáveis. Possibilita que o usuário controle, via controle remoto, todos os movimentos do caminhão como se fosse um brinquedo e, ao mesmo tempo vai aspirando as sujidades que estão no seu caminho.

Turma F - Clockglub

Voltado para o mercado de pets, o Clockglub é um produto destinado para quem tem peixes de estimação em aquários que, ao mesmo tempo serve como opção decorativa e tem a capacidade de ajudar donos de peixes que enfrentam dificuldades por terem pouco tempo disponível para alimentá-los.

O produto consiste em um bonito aquário, com todos os recursos para a manutenção da vida dos peixes, que utiliza como moldura caixas de televisores antigos e computadores pintadas por artistas plásticos. Além disso, contém um dispositivo que alimenta os peixes em horários pré-estabelecidos, fazendo que as refeições sejam servidas em espaços regulares de tempo o que torna mais saudável a vida dos pets.

Como comentário geral, foi impressionante a participação dos jovens da Formação Básica para o Mundo do Trabalho e o seu comprometimento com o desenvolvimento dos produtos, em todas as fases do projeto, desde a pesquisa até o lançamento dos mesmos na feira.

A feira de Ideias é um evento que vem, edição após edição, se superando de forma espetacular, o que a torna um evento extremamente destacado na formação dos jovens adolescentes de Diadema que tem a oportunidade de participar dessa jornada na busca pelo primeiro emprego.

Parabéns a todos os participantes e, é uma pena dizer que houve um produto vencedor pois todos estavam em altíssimo nível, fruto do trabalho de um time extremamente motivado de usuários e monitores que participaram do projeto.

O evento contou com a honrosa presença de ex-usuários dos serviços da SODIPROM, que aparecem abaixo na imagem da esquerda para a direita. Sr. Ronaldo Oliveira Silva, engenheiro que trabalha na Thyssenkrup Brasil, Srta. Renata Silmara Rodrigues, empresária e diretora da Young Produtos Infantis e Sr. Anderson da Silva Tavares que trabalha na adminsitração do Hospital São Paulo. Eles são exemplos de cidadãos que assumiram o protagonismo de suas vidas e mais uma prova de que na SODIPROM a Responsabilidade Social é Levada a Sério.