Projeto RUMO 2017

26/05/2017

No dia 24 de maio o Rotary Club Diadema em parceria com a SODIPROM realizou a primeira edição de 2017 do Projeto RUMO.

O evento ocorreu no Teatro Clara Nunes e teve a participação de cerca de 350 jovens adolescentes que atualmente estão fazendo o curso preparatório básico para o mundo do trabalho, aprendizes e usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na SODIPROM.

Foram proferidas seis palestras com temas de interesse dos jovens, a fim de que ajudá-los na definição da sua formação visando a vida profissional. Os temas foram escolhidos conforme pesquisa de interesse feita junto aos participantes.

Foram abordadas as seguintes áreas:

1 - Administração de empresas

A palestra foi proferida pelo sociólogo e consultor de marketing Paulo Cesar Pereira de Aquino que começou sua vida profissional em 1970 como aprendiz de arquivista e foi desempenhando cargos em várias empresas multinacionais de forma bastante eclética ao mesmo tempo em que definia sua preferência laboral.

Estudou administração de empresas, formou-se sociólogo e professor de estudos sociais e posteriormente fez cursos de pós-graduação em vendas e marketing tanto no Brasil quanto no exterior.

Trabalhou na Probel, De Nigris, General Motors, Unilever, Bombril, BIC Graphic, Sheaffer e Socièté BIC em posições de vendas, trade marketing, planejamento e operações de vendas, assumindo cargos que iniciaram como vendedor e terminaram como Presidente da Sociétè BIC na Venezuela. Atualmente ele é gestor de um negócio próprio.

2 - Vendas

A palestra foi proferida pelo headhunter Sérgio Bogaert, formado em administração de empresas, que muito jovem começou sua vida profissional trabalhando com vendas.

Seu início foi como empreendedor vendendo bijuterias e posteriormente joias onde se especializou com vários cursos. Depois foi para a área executiva e trabalhou em vendas de uma série de produtos desde enciclopédias, inserções em Páginas Amarelas, anúncios de revistas, consórcio de veículos, cosméticos e outros, até que percebeu que tinha um grande talento para reconhecer o potencial de futuros vendedores.

Decidiu então abrir uma empresa de consultoria e headhunter passando a fazer palestras para vendedores e selecionar talentos, atividades que ele mantém até hoje.

3 - Segurança Pública

Falou sobre segurança pública o inspetor da Guarda Civil Metropolitana de Diadema Antônio Ricardo Fernandes da Silva, filho de um mecânico e de uma costureira, que tem um irmão e uma irmã, nasceu e cresceu no Capão Redondo, extremo sul de São Paulo, que carpia calçadas para ganhar algumas moedas, que pegava ferro velho para realizar o sonho de ter uma bicicleta, que ajudava a mãe cortando as linhas das roupas que ela costurava.

Aos 13 anos passou a ajudar o pai na oficina mecânica e com todas as dificuldades conseguiu manter-se estudando, onde formou-se em gestão empresarial e segurança pública.

Ingressou na Força Aérea Brasileira aos 18 anos onde permaneceu durante seis anos, até o ano de 2.000 quando passou em 1º lugar no Concurso da GCM de Diadema, onde permanece até hoje.

4 - Tecnologia da Informação - TI

Quem proferiu a palestra sobre tecnologia da informação foi o engenheiro elétrico Carlos Eduardo Covolo, que se formou em engenharia elétrica pela Escola de Engenharia Mauá e depois tornou-se mestre em engenharia da computação pela IPT/SP.

Nos seus 21 anos de dedicação à informática, desempenhou cargos em redes de computadores, sistemas operacionais, segurança da informação e arquitetura de aplicações web para empresas como Itautec, HP e Hewlett-Packard Enterprise.

Atualmente ele dirige um negócio próprio e é consultor de tecnologia sr. da DXC Technology.

5 - Área da Saúde

Representando a área de saúde, a palestra foi proferida pelo professor Daniel Alan Costa que é fisioterapeuta formado pela Unip - Universidade Paulista, onde atualmente é coordenador do curso de pós-graduação em Naturopatia.

É coordenador geral de Cursos do Sol Instituto Terapêutico/INESP e do curso de pós-graduação em Acupuntura, Naturopatia, Massagens

Ocidentais, Terapias Orientais, Yoga e Estética.

Ele também é especialista em Fisiologia Humana, formado pela Faculdade de Medicina do ABC e acupunturista membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Societies)

É especialista em Psicologia Junguiana - FACIS e formado em Massagem Ayurvédica, Thay Yoga Massage e Marmaterapia.

Mestrando em Imunologia e Alergia do HC-FMSUP é pós-graduado em Bases de Medicina Integrativa I.E. Albert Einstein.

6- Engenharia

Para esclarecer como é trabalhar em uma das 34 áreas da engenharia, foi proferida a palestra pelo engenheiro de produção Renato Henrique Sena de Oliveira.

Formado pela FEI em engenharia de produção, fazendo posteriormente especialização em gestão da qualidade e pós-graduação em engenharia de segurança no trabalho.

Renato iniciou seu curso pensando em engenharia elétrica, dando continuidade ao curso técnico que ele havia feito na ETEC, porém durante o curso mudou de ideia e optou pela engenharia de produção, área na qual ele trabalha até hoje com muita satisfação.

Já foi professor universitário na UniABC e na Escola Técnica Federal

Atualmente ele é professor universitário na UniSantana e no IESA de Santo André.

6 - Advocacia

O palestrante da área jurídica, Dr. Wanderley Smelan, iniciou sua vida profissional como feirante, foi office boy, chefe de departamento de pessoal, gerente de custos e planejamento financeiro em empresas como o Grupo Mangels, Egarship, Banco Auxiliar e Transbrasil Linhas Aéreas.

Sua formação como advogado, que já soma quinze anos, foi motivada por sua filha que também desejava trabalhar nessa área.

Dessa forma, aos 48 anos de idade, formou-se em direito pela USF. E atualmente é coordenador do Procon de Diadema e advogado no escritório Machado & Machado Advogados Associados.

Também é membro da comissão permanente da defesa do consumidor da Ordem do Advogados de São Paulo.

Cada palestrante, junto com o tema, discorreu sobre seu processo de evolução profissional e sobre as várias funções que eles desempenharam até chegarem ao estágio atual em que se encontram. Foram histórias de vida muito ricas e inspiradoras.

Ao fim das exposições foi aberta para os presentes a possibilidade de fazer perguntas diretamente para os profissionais. Houve uma grande participação dos jovens adolescentes o que demonstrou claramente que eles captaram bem as mensagens e suas dúvidas foram esclarecidas.

Outro fato a ser destacado foi o grande interesse e respeito demonstrado pelos participantes durante as apresentações o que revela que, não só na futura escolha de suas profissões, mas também em matéria de cidadania nossos futuros profissionais já estão no caminho certo.

Parabéns ao Rotary Club de Diadema por mais essa iniciativa vitoriosa em prol da comunidade.

  • Baixe o PDF de qualquer das palestras através dos links abaixo.