Programa “Lions Quest” na SODIPROM

22/06/2017

Com objetivo de fazer uma apresentação completa e lançar o programa "Lions Quest", a SODIPROM recebeu no dia 20 de junho a visita de dirigentes do Lions Club de Santo André.

O Lions-Quest é um programa de habilidades para vida e prevenção do uso de drogas da Fundação do Lions Clubs International, implementado em mais de 50 países no mundo.

Os programas do Lions-Quest ensinam aos jovens as habilidades necessárias para o sucesso em todos os dias de suas vidas. Estas habilidades são:

•Aprender a assumir responsabilidades

• Comunicar-se eficazmente

• Estabelecer metas

• Tomar decisões responsáveis

• Resistir à pressão para o uso de drogas ou álcool

Os programas do Lions-Quest oferecem:

Recursos de alta qualidade para as salas de aula aos professores e material didático de acordo com a faixa etária dos alunos, oportunidades aos estudantes para que aprendam habilidades para a vida e travem amizades positivas e envolvem a família e a comunidade no desenvolvimento de jovens saudáveis

O Lions-Quest oferece três programas:

1 - Habilidades para o desenvolvimento

Através de uma série de unidades temáticas de ensino, o programa Habilidades para o desenvolvimento ajudará a criar um ambiente de sala de aula que incentiva e intensifica o aprendizado. Este programa para escolas primárias contém unidades temáticas desenvolvidas para ensinar jovens alunos a tomarem decisões positivas e manterem a autoestima.

2 - Habilidades para a adolescência

Como o mais usado dos três programas de Lions-Quest em todo o mundo, o programa Habilidades para a adolescência ajuda jovens no fim do ensino básico, pais e professores a encararem os desafios físicos, emocionais, e sociais dos anos iniciais da adolescência. O programa desenvolve competências importantes ao promover atitudes sociais positivas, respeito e responsabilidade, servindo como um potente instrumento de prevenção; direcionando os jovens para escolhas mais saudáveis e para um estilo de vida distante da violência e das drogas.

3 - Habilidades para a ação

Com um currículo escolar diferenciado para o ensino médio, o programa combina as habilidades para o crescimento pessoal, social e de raciocínio com o aprendizado sobre prestação de serviço para ajudar os jovens a aumentar a autoconfiança e desenvolver complacência, manter os laços com a escola, engajar-se em questões da vida real e aprender habilidades de trabalho do século XXI. A flexibilidade do programa permite que seu currículo valioso seja implementado em escolas dos mais diversos lugares.

Treinamento e aprimoramento profissional de professores

Para garantir a qualidade do programa, todos os educadores têm que concluir um workshop de treinamento de Lions-Quest para estarem capacitados para ensinar o currículo. Somente os educadores e professores credenciados de Lions Quest podem obter os materiais do programa. Em alguns países, os professores credenciados estão qualificados para agregarem crédito de aprimoramento profissional ou outro tipo de reconhecimento. Qualquer escola individual, um clube ou distrito Lions ou uma entidade governamental podem patrocinar workshops do Lions-Quest.

Esta será, certamente, mais uma parceria exitosa da SODIPROM.

Abaixo imagens do evento com os integrantes da diretoria do Lions Club Santo André e da SODIPROM.