A importância dos primeiros socorros

18/05/2017

Dando continuidade a seu ciclo de palestras formativas e informativas, a turma de usuários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos da SODIPROM recebeu nesta quarta-feira, 17/05/2017 a presença do bombeiro civil Gilberto Antônio Silva que pertence ao Grupamento de Resgate Aquático e Terrestre - GRATE lotado em Diadema.

O bombeiro Gilberto Silva, que tem enorme experiência no salvamento e resgate de vítimas de acidentes, proferiu uma interessante palestra para os jovens adolescentes sobre Segurança no Trabalho e Prevenção de Incêndios.

Esse conhecimento que é muito útil para quem está se preparando para ingressar na vida profissional e para sua segurança pessoal.

A palestra foi muito interativa e teve a participação ativa dos presentes, simulando situações reais de um resgate com primeiros socorros no caso de um acidente, sobre o uso de extintores de incêndio e sobre as razões de como o fogo se propaga e as formas mais seguras para extingui-lo.

Falou-se muito sobre o que deve e o que não deve ser feito em situações de incêndio, seja ele doméstico ou em eventos maiores e uma coisa ficou bem clara; tentar apagar incêndios só se deve fazer no princípio do fogo, com o uso de extintores. Caso isso não seja possível, o recomendado é chamar os bombeiros o mais rápido possível.

Houveram muitas perguntas pois o tema é uma preocupação sempre presente no cotidiano das pessoas, afinal desde pequenos que recebemos conselhos sobre o fato de que com fogo não se brinca.

Devemos dar parabéns a todos os trabalhadores do corpo de bombeiros pois é uma das mais sérias e respeitadas instituições da nossa sociedade que presta um inestimável serviço para toda a comunidade.

Nossos sinceros agradecimentos ao bombeiro Gilberto Silva que, com simpatia e exemplos práticos deixou nossos jovens certamente mais bem preparados para enfrentar esse tipo de ocorrência no seu dia-a-dia.